Notícias

Como funciona o GPS ?

como funciona o gps

Como funciona o GPS?

 

O Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), popularmente conhecido como GPS, é o mais avançado sistema de localização de um ponto ou de uma pessoa em qualquer parte do planeta. Seu desenvolvimento foi iniciado no final dos anos 50, mais precisamente em 1957, quando a União Soviética, em plena Guerra Fria, lançou o primeiro satélite artificial de todos os tempos.

 

Creditar a criação do sistema aos soviéticos, é, no entanto, um erro. O responsável por tal feito é o projeto NAVSTAR, que data de 1960 e foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No auge da Guerra Fria, um dos maiores conflitos políticos e ideológicos do século XX, tal sistema foi criado para uso militar. Em palavras claras, espionar o inimigo e facilitar a tarefa de derrotá-lo.

 

Atualmente usado gratuitamente por qualquer civil, o sistema operacional completou seu desenvolvimento de forma plena apenas em 1995. Custou 10 bilhões de dólares e usa uma verdadeira constelação: 24 satélites. Ainda assim, a precisão disponível para uso militar é de 1 metro e de 15 a 100 metros para os civis. É sabido, inclusive, que em tempos de guerra pode ser novamente restrito ao uso militar.

 

Tais satélites, construídos pela empresa Rockwell, circulam a Terra duas vezes por dia, a uma altitude de 20200 quilômetros e com a velocidade de 11265 km/h. Além das evidentes aplicações na aviação e na navegação no mar, geólogos, arqueólogos, guardas florestais e diversas outras atividades profissionais beneficiam-se do uso do GPS. Aplicativos de encontros como o Tinder e jogos de realidade aumentada como o Ingress e o Pokemon GO também são possíveis graças ao Sistema de Posicionamento Global.

 

O desenvolvimento do sistema está longe ser dado como encerrado. Em março de 2009 foi lançado o primeiro satélite operando em frequencia L5, que permitem melhora estrutural do sinal, que resulta em imediata melhora do desempenho.

Em países com regime político mais fechado, como a Coréia do Norte e a Síria, os aparelhos receptores de GPS são proibidos. No Egito a permissão de tal tecnologia se deu apenas em abril de 2009.

 

Agora que você já sabe como funciona o GPS sabe como nosso sistema de rastreamento GPS opera, o equipamento recebe os dados do gps, e envia para nossa central de monitoramento que interpreta dos dados. Se quiser saber mais sobre rastreamento de carros, motos ou caminhões entrem em contato com nossa empresa.

 

 

 

Tags: